28.12.13

FOME PSICOLÓGICA... OU NÃO?

Bateu uma fome quando você viu a foto dessa pizza, né?

Mesmo que você tenha acabado de comer, o cérebro é capaz de sentir “fome” quando vê ou sente o cheiro de uma comida gostosa. O problema é que, na verdade, não necessitamos de energia.
Fatores como stress, ansiedade e influências externas levam o cérebro a nos confundir. Assim, acabamos comendo mais do que precisamos, ingerindo mais calorias e engordando.
Mas como saber quando a fome é psicológica ou fisiológica?
Quando nós temos uma dieta equilibrada, é fácil saber se é hora de comer ou não.
Com pessoas mais desreguladas e com um controle menor, é preciso fazer um cálculo rápido de quantas calorias já foram consumidas durante o dia e quantas faltam, para saber se podemos ou não comer agora.
Veja também se faz mais ou menos de 5 horas. O ideal é que façamos uma refeição a cada 5 horas, se sua fome aparecer em menos tempo, é provável que essa fome não seja “real”.

evite-os-petiscos-entre-as-refeicoes

E como driblar as calorias extras?
Ocupe seu tempo
Quando estamos desocupados, parece que toda hora é hora de comer. Tirar o foco da comida irá ajudar na manutenção do peso.

Não comer em frente à TV
Quando comemos em frente à TV, o cérebro demora mais para perceber que estamos satisfeitos. Quando percebemos já foi 1 pacote inteiro de bolacha.

Esconda as besteiras
Se você tiver fácil acesso às bolachas, biscoitos, salgadinhos, refrigerantes e doces, toda hora vai ser hora de beliscar. Evite deixar essas coisas à mostra.
Dicas fáceis e simples ajudam muito na hora de contabilizar as calorias no final do dia e podem fazer toda a diferença na hora de vestir aquela calça que você gosta ou ver o botão não fechar.
Dica extra:
Em muitos momentos, nosso cérebro confunde fome com sede. Experimente tomar 1 copo de água no primeiro momento, possivelmente sua fome irá cessar.

21.12.13

COMO FAZER EXERCÍCIOS PARA EMAGRECER?

exercicios-para-emagrecer
Para emagrecer o melhor caminho é realmente fazer uma boa alimentação, porém mesmo fazendo dieta não há como negar que a prática de exercícios irá não apenas acelerar a velocidade com que irão emagrecer mas também contribuirá para uma melhora geral em sua saúde e disposição no dia a dia. Existem inúmeros tipos de exercícios, isto por um lado é bom para que tenha maior liberdade em escolher o que mais lhe agrada, mas por outro lado isto pode ser um problema pois nem todas as pessoas realmente sabem quais são os tipos de exercícios para emagrecer.
A princípio é possível afirmar que qualquer tipo de exercício quando feito em uma dieta para emagrecer irá fazer com que emagreça, afinal calorias estarão sendo queimadas durante a prática do exercício. Mas por outro lado deve considerar que alguns exercícios emagrecem muito mais com muito menos esforço, e o “segredo” disto está na forma como o exercício é executado!
De um modo geral é possível afirmar que exercícios aeróbicos (por exemplo correr) queimam mais calorias do que exercícios anaeróbicos (por exemplo levantar pesos), isto não é nenhuma novidade. Mas o que irei mostrar aqui é exatamente qual o ponto determinante para que um tipo de exercício queime mais calorias que o outro, assim tornando possível que execute qualquer exercício queimando mais calorias para emagrecer!

O “Segredo” do Emagrecimento nos Exercícios Aeróbicos!

A princípio pode parecer estranho pensar que exercícios em que está fazendo menos força tenham uma maior eficácia para emagrecer, porém é exatamente isto o que acontece, o grande responsável por isso é seu metabolismo, é ele que fará com que passe a queimar muito mais calorias com exercícios intensos em um curto período de duração.
Assim que seus batimentos cardíacos chegam a determinado ponto é chamado de zona de queima de gorduras, o que indica que deste ponto em diante estará perdendo gordura localizada, e acima de 170 batimentos por minuto já estará acelerando seu metabolismo de tal forma que mesmo após o treino seu corpo ainda passará um bom tempo queimando gordura.
A seguir poderá ver as taxas de batimentos cardíacos para queimar gorduras em homens e mulheres de acordo com sua idade e também qual a frequência cardíaca máxima recomendada.

Tabela de frequência cardíaca para homens

Idade               Queima de Gordura               Freq. Máxima
20                    120 – 150                                200
25                    117 – 146                                 195
30                    114 – 142                                 190
35                    111 – 138                                  185
40                    108 – 135                                 180
45                    105 – 131                                  175
50                    102 – 127                                 170

Tabela de frequência cardíaca para mulheres

Idade               Queima de Gordura               Freq. Máxima
20                    123 – 154                                206
25                    120 – 150                                201
30                    117 – 147                                196
35                    114 – 143                                191
40                    111 – 139                                186
45                    108 – 135                                181
50                    105 – 132                                176
Algo importante a observar nestes números é que não são uma regra geral, mas sim um parâmetro com base em uma média estatística, portanto pode variar um pouco de uma pessoa para outra, principalmente em função de seu metabolismo e também de sua alimentação.

Como Treinar Aumentando a Frequência Cardíaca?

Agora que já sabe qual o principal “segredo” dos exercícios aeróbicos para queimar calorias deve estar querendo saber qual a forma de se exercitar para que acelere a queima de calorias e também de gordura localizada. São basicamente apenas dois fatores a observar em qualquer tipo de exercício que faça:
Frequência: Quanto mais acelerado for o ritmo do exercício maior será sua taxa de batimentos cardíacos, por exemplo: ao caminhar terá uma taxa ligeiramente maior do que estando parada, já se correr esta taxa será maior, se correr ainda mais rápido a tendência é ir aumentando cada vez mais!
Intensidade: Um “truque” interessante para quem pretende queimar gordura localizada é se exercitar até a falha muscular, ou seja quando o músculo perde instantaneamente a capacidade de executar o movimento. Ao atingir esta falha terá acabado com os estoques musculares de glicogênio, com isto seu corpo irá imediatamente recorrer a gordura localizada para gerar energia para seu corpo (efeito que dura até mesmo após o treino).
Uma dica extra é o fato de que se exercitar até a falha muscular é algo muito fácil e rápido, por exemplo, após correr como o de costume, antes de parar poderá fazer agachamentos (talvez até com algum pequeno peso), porém sem um limite de repetições, faça até sua perna dar sinal de que não aguentará subir. (geralmente após correr isto acontece relativamente rápido). Descanse um pouco (cerca de 30 segundos), e volte a correr mais alguns minutos, com isto certamente deixará seu metabolismo acelerado por muitas horas após o treino!

7.12.13

CASTANHA-DO-PARÁ E GERGELIM SÃO ALIADOS DA MEMÓRIA

Castanha do Pará, aliada da memória
Olá amigas(os) chega o final do ano e nossa bateria parece chegar ao fim. Estresse e alimentação desregulada podem atrapalhar a comunicação entre os neurônios, atrapalhando o armazenamento das lembranças. E como precisamos muito de nossa memória nessa época, afinal,  lembrar para quem e o que a pessoa aprecia, na hora de comprar os presentes, não é tarefa nada fácil.
A agitação da vida diária faz com que muitas vezes nossa memória comece a falhar. Quantas vezes nos pegamos esquecendo de coisas simples como um item da lista de compras, onde deixamos as chaves ou o nome de algum conhecido?
O estilo de vida é essencial para garantir a saúde do corpo e, também, dos neurônios.
Uma boa noite de sono para poder assimilar o que foi visto ao longo do dia, uma boa alimentação para nutrir todas as células e a prática de atividade física para ajudar o corpo a liberar enzimas de bem-estar são atitudes que colaboram para um cérebro saudável e uma memória em dia.
Dentre os principais alimentos aliados dos neurotransmissores na batalha por manter as lembranças preservadas estão as castanhas e as sementes.
As castanhas-do-Pará são fonte de magnésio, que ajuda no funcionamento das células nervosas; é rica em ômega 3, que melhora a concentração, a memória, previne doenças degenerativas cerebrais e melhora o humor;  e selênio, que é um poderoso antioxidante cerebral, além de colaborar com a desobstrução das artérias, melhorando a irrigação sanguínea e a oxigenação cerebrais.
Confiram alguns outros benefícios que traz a castanha do Pará
  • combate ao envelhecimento celular
  • promove uma vida longa e saudável
  • desintoxica o organismo de metais pesados
  • pode elevar em 65% o teor de selênio no organismo
  • produto totalmente orgânico
  • evita o surgimento de doenças neurodegenerativas com a idade como o Alzheimer
  • melhora o funcionamento da tireoide
  • ajuda a evitar a propagação do câncer além de diminuir a sua incidência
  • melhora o sistema imunológico
  • reduz os níveis de colesterol ruim do sangue
As castanhas podem ser ingeridas in natural, torradas, na forma de farinhas, misturadas a saladas, batidas com vitaminas… mas devemos evitar excessos.
Já o gergelim influencia no humor e na concentração, além de fortalecer e aumentar a quantidade de glóbulos vermelhos do sangue, favorecendo a oxigenação cerebral e a transmissão de impulsos nervosos que estão diretamente ligados à preservação das memórias.
Eu já inclui esses alimentos em minha dieta, para me auxiliar nessa maratona que visualizo pela frente.
Se você tem alguma dica de como estimular a mente e ter energia para  enfrentar o stress do final do ano, compartilhe com a gente!
Beijos e até a próxima!