12.11.16

QUIABO

ORIGEM : África, chegando ao Brasil juntamente com os escravos, no início da colonização pelos portugueses.
OUTROS NOMES :  Quiabo, quimbombô ou gombô.
MODO DE COMPRAR :  Prefira os que são tenros, bem cheios e firmes, e a ponta  quebra com facilidade; quando a ponta apenas dobrar, é sinal de que o legume já está murcho ou muito fibroso; O quiabo também não deve estar muito deformado ou manchado. Quanto à cor, deve-se preferir os verdes-claros, pois uma cor amarelada indica que estão maduros demais; quando verdes, bem escuros, é sinal de que ainda não estão amadurecidos o suficiente. Para quatro pessoas, a quantidade a comprar é de aproximadamente 400 g.
MODO DE CONSERVAR : Conserva-se bem durante cerca de 5 dias quando guardado em saco plástico e colocado na gaveta da geladeira. Mas não deve ser lavado antes, para que não estrague mais rápido.
MODO DE CONSUMIR :  refogado, cozido, assado, em sopas e em saladas.
OBSERVAÇÃO:   Se você não gosta daquela “babinha” do quiabo, basta pingar gotinhas de limão, depois de cortado, antes de prepará-lo. Sua viscosidade não agrada algumas pessoas, mas é uma forma excelente de espessar sopas e ensopados. Para evitar essa secreção viscosa que o quiabo libera à medida que cozinha, o jeito é cozinhá-lo no vapor ou escaldá-lo até que fique macio.
COMPOSIÇÃO :  O quiabo é um vegetal de alto valor nutritivo. Contém boa quantidade de vitaminas A e C e do complexo B. Além disso, é rico em sais minerais, como cálcio, ferro, fósforo e cobre. O quiabo é um alimento rico em Fibras, além de ser fonte de Cálcio, Sódio, Potássio e Magnésio. Também apresenta Vitaminas C, do Complexo B e Betacaroteno (provitamina A). O quiabo é um alimento rico em Fibras, além de ser fonte de Cálcio, Sódio, Potássio e Magnésio. Também apresenta Vitaminas C, do Complexo B e Betacaroteno (provitamina A).
É um vegetal pobre em calorias e rico em amido, que apresenta alto teor de folato. É, também, uma rica fonte das vitaminas antioxidantes A e C e de potássio, eletrólito que mantém o equilíbrio de líquidos no organismo e que ajuda a transmitir os impulsos nervosos, além de ser necessário para o exercício muscular e o metabolismo.
VALOR CALÓRICO :  100 gramas de quiabo refogado fornecem 90 calorias.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS:  Entre outras propriedades, o quiabo age como regulador do intestino, como suave laxante e ajuda na formação dos glóbulos vermelhos do sangue.

5.11.16

PALMITO

ORIGEM : O produto era usado pelos índios que viviam na área de Domínio da Floresta Tropical Atlântica, sendo um dos primeiros alimentos oferecidos aos portugueses, na época do descobrimento.
TIPOS : O palmito é um talo macio e fibroso encontrado na fase de formação de determinadas palmeiras, dentre os muitos tipos existentes. Na região amazônica, encontramos a Pupunha e o Açaí; na Mata Atlântica, o palmito Jussara, Juçara, ou Jjissara, que produz palmito branco e doce, havendo, ainda, a Palmeira Real da Austrália.
PALMITO DE PUPUNHA : Tem a característica de não escurecer rapidamente após o corte, situação muito   comum na maioria das palmeiras usadas para palmito, o que facilita o processamento, além de permitir outras formas de comercializar o produto. Além disso, esse palmito tem a coloração mais amarelada do que o da juçara e do açaí, e possui um sabor bem mais doce. Outra característica importante: a palmeira é perene, isto é, depois de cortada, brota e continua produzindo, sem que haja devastação de florestas.
MENOS ESPINHOS : Um fator fundamental para o aumento da exploração desse tipo de palmito, é que, normalmente, há grande quantidade de espinhos no tronco da palmeira, o que dificulta muitíssimo o trabalho. Mas o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), descobriu espécies sem espinhos, na região Amazônica Peruana, e repassou as sementes para várias instituições em todo o País, que as plantou, aumentando assim a aceitação e o consumo, evidentemente.     
CLANDESTINIDADE :  O Brasil já foi o maior produtor mundial e exportador de palmito, mas, hoje, a Costa Rica e o Equador são os que mais exportam. Os maiores responsáveis pela queda da aceitação internacional ao nosso palmito, são: a má qualidade e o baixo padrão de higiene do nosso produto, pois a clandestinidade na sua extração, tem causado a perda de controle da desejada boa qualidade.  A produção clandestina permite o crescimento do roubo de palmito, seja em propriedades privadas ou em áreas de domínio público, inclusive as que são destinadas à preservação florestal. Como o palmito é um produto que não tem grande valor nutritivo, o produto roubado não se destina a alimentar quem o rouba, e sim ao mercado consumidor. Portanto, os que patrocinam a clandestinidade, tais como: determinadas empresas de fabricação de conservas, restaurantes, redes de supermercados, hotéis, etc., grupos poderosos que não vacilam em manter um verdadeiro “exército”, que chega a matar e/ou ameaçar a quem se interpuser no seu caminho de crimes. A mais famosa delas, a Palmeira Juçara, graças à sua qualidade superior, é intensamente explorada, de forma ilegal e predatória, na região que vai do Rio Grande do Sul ao Espírito Santo, já estando ameaçada de extinção. 
MODO DE COMPRAR : Para maior segurança na compra do palmito em conserva, seja em lata ou em vidro, é recomendável seguir estas instruções:
-          Não compre palmito sem rótulo;
-        Veja se a embalagem está em boas condições e não apresenta traços de ferrugem na lata ou na tampa do vidro;
-       Confira o registro do IBAMA e da ANFAP (sendo que este não é obrigatório), além do carimbo do Ministério da Saúde, bem como o endereço do fabricante;
-       Não compre palmito in-natura, porque a venda deste produto é ilegal, mesmo quando é feita por indígenas, sendo que os infratores estão sujeitos a multas e a abertura de processo-crime.
MODO DE CONSUMIR : Por ser altamente versátil, o palmito pode se adaptar muitíssimo bem a várias combinações de alimentos, compondo variados pratos, como nos seguintes exemplos:
- Pizza; - Pastel; - Canelone; - Lasanha; - Patê; - Panqueca; - Mousse; - Empada e Empadão; - Creme; - Torta; - Assado; - Sopa; - Salada; - Refogado; - Grelhado; - Pão; - Moqueca; - Suco; - Sorvete; - No forno; - Crepe;  -  Carpacio;  - Estrogonofe;  – Bolinho.
TIPOS DE CONSERVA  Encontramos no comércio, os seguintes tipos de palmitos em conserva: - picado; - em rodelas; - inteiro (isto é, em pedaços maiores).
COMPOSIÇÃO :  - Proteínas; - Carboidratos; - Fibras; - Sais Minerais (Cálcio; - Ferro; - Fósforo; - Potássio; - Ferro);  - Vitaminas do Complexo B e C; - Tem 90% de água
VALOR CALÓRICO :  100 gramas (fresco) fornecem 25 cal.


PEPINO
ORIGEM : Regiões montanhosas da Índia.
TIPOS : Conforme a variedade, o pepino pode apresentar a casca lisa ou enrugada, e, quando estão maduros, ficam amarelados.
CARACTERÍSTICAS : O pepino é um legume da mesma família da abóbora e da abobrinha,   
“LENDAS” :  O pepino não é consumido como deveria, devido aos seguintes tabus ou lendas: - É indigesto; - Não se deve ingerir pepino com leite; - Causa indigestão; sendo que não há nenhum fundamento nessas afirmações.
MODO DE COMPRAR : Observar as seguintes características:
-          Casca:   - Lustrosa, firme e verde intenso;
-        Peso:     - Entre 2 pepinos do mesmo tamanho, escolha o mais pesado;
-        Forma:  -  Prefira os mais retos, pois são menos amargos;
-       Compactação: - O interior deverá estar compacto e, para constatar isso, bata de leve no corpo do pepino, porque, se o som for fraco, mostra que ele está oco por dentro, não sendo adequado para consumo;
QUANTIDADE :  Calcule da seguinte maneira: - A casca pesa cerca de 50 gramas; - 100 gramas de pepino cru, dão, em média, para uma pessoa; - Quando cozido, rende, aproximadamente, 300 gramas, cada porção.
MODO DE CONSUMIR  :  Uma das formas, é em conserva, mas a maneira mais comum e saudável, é comer o pepino cru, em salada, de preferência, com a casca, que tem fibras, sais minerais citados a seguir, além de enzimas que facilitam a digestão.
Observação : Para comer com a casca, aconselha-se: - lavar bastante em água corrente e, em seguida, colocar numa vasilha, contendo uma colher de sopa de água sanitária, para cada litro de água, deixando  em repouso durante 30 minutos.
COMPOSIÇÃO: Contém: - Vitaminas A e C; - Sais minerais ( - Sílica; - Flúor; - Ferro; - Potássio; - Enxofre; -  Magnésio); - Fibras; - 95% de água; - Carboidratos.
VALOR CALÓRICO  Cem gramas de pepino fornecem 15 calorias.
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS : Principais ações terapêuticas, sempre com as restrições já amplamente explicadas no decorrer deste trabalho:
-          Ótimo para: fígado, rins, vesícula, cabelos, unhas – devido à presença da Sílica e do Flúor;
-         Suco: eficaz para o aparelho digestivo e a bexiga – também é purificante,  e ajuda a eliminar a gordura da pele, sendo muito usado em máscaras faciais, em cremes, loções e outros cosméticos;
-         Misturado com mel: eficiente para distúrbios da garganta;
-         Regula a pressão arterial;
-        É calmante e diurético.


PIMENTÃO  

ORIGEM : Sul do México e América Central - pertence à mesma família da batata, do tomate, do jiló, da berinjela e das pimentas em geral. 
TIPOS :   Apresentam as seguintes características:
 -    Cor: - Durante o amadurecimento, de acordo com a variedade, o pimentão muda de cor, gradativamente, passando do verde para o amarelo, chegando ao vermelho. Se for colhido ainda verde, não chega ao vermelho, pois só fica maduro, na própria pimenteira; - Os de cor Roxa e Creme, mantêm a cor inalterada, durante todo o seu desenvolvimento.
-   Tamanho: - Grandes: têm sabor mais adocicado (vermelhos); - Pequenos: com sabor mais picante (são usados como pimenta, tendo como exemplos os tipos “Chile” e “Dedo de Moça”);
-    Formato: -   Pode ser: - Quadrado; - Retangular; - Cônico 
MODO DE COMPRAR: O bom produto deve ter as seguintes características: - Firme; - Brilhante; - Cabo sempre verde; - Sem manchas; - Sem marcas de insetos.
Melhor época para comprar:  - Entre setembro e janeiro.
Manipulação:  Não apertar nem quebrar .
MODO DE CONSERVAR:  
-          Normal:  -  Colocar em saco plástico e acondicionar na geladeira, na gaveta inferior:
-      Congelado cru: - Limpar bem, cortar em rodelas, colocar numa vasilha e levar ao congelador; quando as rodelas estiverem congeladas, colocar em vasilha própria e guardar no freezer ou no próprio congelador;
-       Congelado cozido: - Usar método convencional para congelar legumes, o que garante o produto por cerca de 9 meses em perfeitas condições de uso.
COMO CONSUMIR :  O pimentão tanto é usado como prato principal, como complemento de diversos outros, conforme nos seguintes exemplos:  - Saladas; - Maioneses; - Molhos; - Pastas; - Ensopados; - Recheados; - Canapés; - Cru, fatiado (aperitivo); - Cozido no vapor; - Geleia e muitas outras saborosas maneiras, conforme a criatividade de cada um.
OBSERVAÇÕES : 1 - Não se deve cozinhar ou fritar o pimentão, por um tempo que exceda 2 minutos, para podermos aproveitar integralmente todos os seus nutrientes;  2 -  Se precisar tirar a pele do pimentão, coloque, durante cerca de 1 minuto, ou até que se rompa a pele dele, numa vasilha com água fervendo; 3 – Se pretende fazer pimentões recheados, é conveniente cozinhá-los antes, por aproximadamente 3 a 5 minutos.
COMPOSIÇÃO : O pimentão verde, contém grande concentração de Vitamina C, enquanto o vermelho tem mais Vitamina A; - De um modo geral, o pimentão tem: - Sais minerais (- cálcio; - fósforo; - ferro; - sódio, embora em pequena quantidade), mas é rico em potássio; - é pobre em hidratos de carbono e proteínas; - é boa fonte de Beta-caroteno (provitamina A); e contém ainda vitaminas A, B1, B2, B3, P (bio-flavonoides).
VALOR CALÓRICO :  100 gramas de pimentão verde cru fornecem 29 calorias.
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS:  
-      EFEITOS GERAIS: - Acelera a cicatrização de feridas - Previne a arteriosclerose; - Controla o colesterol; - Aumenta a resistência física; - Combate alergias; - Previne a formação de hemorroidas; - Ajuda na absorção do Ferro nos intestinos; - Reduz a concentração de histamina, sendo muito útil nos casos de asma; - Eficaz nos casos de enjoos; - Eficiente para controlar a incontinência urinária.
-     EFEITOS LOCAIS: - Suco: - Espremer pimentão fresco, numa dose de 10 a 15 ml,  para ativar e esvaziar a vesícula biliar.